68% das escolas estaduais paulistas ficam fora do ENEM

SÃO PAULO– A maioria das escolas de rede Estatual de são Paulo não apareceu na lista com as medias do exame nacional do ensino médio (ENEM) 2014 divulgadas nesta quarta-feira,5, pelo Ministério da educação (MEC) Das 3,6 mil escolas de ensino médio da rede 68% ou 2,4 mil, não tiveram mais da metade de seus alunos no exame- e são em geral unidades com indicadores de qualidades mais baixos. Este porcentual é ainda maior nas unidades na rede da capital paulista: 79% estão fora do ranking.
O MEC não divulga as medias de colégios em que menos da metade dos alunos fez a prova. O dado revela que a rede pública tem dificuldade de estimular o aluno a fazer o exame. O ENEM é a porta de entrada para praticamente todas as universidades federais, em que 50% das vagas são reservadas para alunos de escola pública pela lei de cotas. É ainda critério para bolsa ProUni e financiamento estudantil (Fies) em instituições privadas. Ele é gratuito para quem é da rede pública.
O ranking do ENEM em que figuram no topo as escolas particulares, não contempla 52% das escolas públicas Brasileiras- por não terem a metade de alunos fazendo o exame (Escolas com menos de 10 participantes também não aparecem) A situação é totalmente oposta na rede privada: somente 24% das 8,1 mil escolas do país não tiveram os dados divulgados.
No estado de São Paulo que tem a maior rede pública e também privada do Brasil a situação é mais extrema. 68% das escolas com menos da metade de alunos no ENEM representam 2.450 unidades esse porcentual só é menor que Roraima, Maranhão, Bahia e Acre.

Matéria Publicada no Estadão no dia 07 de agosto de 2015

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário