Indicadores da Qualidade na Educação realiza seminário sobre resultados de avaliação participativa na cidade de Bebedouro
Socializar com a população da cidade as reflexões feitas e as medidas adotadas a partir do uso dos Indicadores de Qualidade da Educação (Indique) em Bebedouro. Este foi o objetivo do seminário realizado pela Ação Educativa e o Departamento Municipal de Educação e Cultura (DEMEC), no dia 9 de agosto, na cidade do interior paulista.
O seminário Indicadores de Qualidade da Educação – Ampliando a participação das unidades educacionais na política de educação de Bebedouro, aberto a toda a população da cidade, contou principalmente com a participação das comunidades escolares: professores, coordenadores, diretores, alunos, pais, funcionários, representantes do conselho escolar e familiares, além de outros gestores educacionais e autoridades do município.
A partir dos diagnósticos feitos e planos de ação desenvolvidos pelas escolas e pelo Departamento de Educação, os profissionais puderam debater, junto a especialistas da área educacional – Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo da FEUSP; Profa. Dra. Elisabeth Barolli da FE-UNICAMP e Profa. Dra. Bianca Cristina Correa da USP/Ribeirão – os temas Gestão Democrática e Formação dos profissionais da escola. Houve ainda apresentações dos estudantes: orquestra de violões de Bebedouro, na abertura, e o Projeto Bate Lada no encerramento.
O evento foi resultado de um processo que começou em 2010, quando foi firmado um convênio entre a Ação Educativa e o DEMEC, para a utilização dos Indicadores, tanto no Ensino Fundamental, como na Educação Infantil, com a perspectiva de realizar a autoavaliação institucional em todas as unidades educacionais da rede de ensino.
De acordo com representantes do Departamento, a proposta surgiu a partir do interesse da própria equipe do órgão em adotar a metodologia de avaliação participativa das escolas da rede como parte de um diagnóstico que possibilitaria reformular o Plano de Gestão da Educação do município.
Percursos dos Indicadores em Bebedouro
A parceria entre a Ação Educativa e o Departamento Municipal de Educação de Bebedouro para conduzir e sustentar o processo de avaliação participativa da rede de ensino foi prevista para ocorrer durante dois anos – de 2010 a 2012.
Para a realização do projeto, a equipe pedagógica do DEMEC assumiu o acompanhamento das avaliações e da implementação dos planos de ação nas escolas. A assessoria da Ação Educativa esteve mais voltada para a reflexão das ações realizadas pelas equipes escolares e do DEMEC, por meio de encontros regulares de formação que precediam os encontros de acompanhamento do DEMEC a todas as escolas.
As avaliações nas escolas ocorreram em novembro de 2010; houve incentivo à participação dos conselheiros escolares e de outras instituições relacionadas com educação e com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Houve também uma ampla divulgação nos meios de comunicação locais, tudo isso acordado entre as escolas e o DEMEC em reuniões de planejamento da avaliação.
Essa mobilização foi bastante expressiva e colaborou para que o processo de avaliação fosse realizado com ampla participação das comunidades escolares: mais de 1.200 familiares, 300 estudantes, 500 professores/as e diversas outras categorias da comunidade escolar, somando um total de 2.687 pessoas envolvidas com as discussões das dimensões e dos indicadores propostos pelo Indique em 31 escolas do município.
Resultados
Todos os planos de ação elaborados pelas comunidades escolares (professores, coordenadores, diretores, familiares, estudantes e funcionários) de cada escola serviram de base para que o DEMEC pudesse construir o novo Plano de Gestão da Educação do município de maneira participativa.
A partir desse Plano, o Departamento realizou uma série de ações com o objetivo de atender algumas das demandas postas pelo conjunto de escolas da cidade, como formações com os professores das diversas áreas do conhecimento, fora do horário de trabalho; ampliação do quadro de coordenadores pedagógicos e acompanhamento das práticas de coordenação pedagógica; reformas e adequações dos espaços físicos das unidades; instalação de equipamentos e laboratórios; e adequação das escolas para acessibilidade de deficientes físicos.
De acordo com Roselaine Xavier Galo, os Indicadores foram importantes porque permitiram ao município fazer uma “fotografia das escolas”, tanto as de Educação Infantil I e II, quanto as do Ensino Fundamental I e II. A partir dele, foi possível ter uma visão geral do município, o que possibilitou “propor um melhoramento em conjunto com as escolas e entender quais são as ações que dependem do departamento e quais são aquelas que podem ser desenvolvidas pelas próprias unidades educacionais”, diz.
Para Cláudia Bandeira, coordenadora do Projeto Indicadores, a participação do DEMEC foi importante porque possibilitou que muitas das demandas do conjunto das escolas fossem atendidas. “Acho que, de modo geral, o Indique cumpriu o seu objetivo, pois abriu um diálogo entre o poder público e as comunidades escolares, por meio de um amplo processo democrático que possibilitou a participação dos atores locais na política educacional do município”, diz.