Nova versão dos Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental é divulgada nacionalmente
A elaboração da 4ª edição dos Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental foi resultado de um processo que envolveu representantes de organizações educacionais, órgãos do governo, especialistas de Universidades e comunidades escolares (professores/as, gestores/as, estudantes, familiares, funcionários/as e atores de organizações locais) de diferentes regiões do paÃs.
A nova edição do material foi discutida e reformulada com base em mudanças nas legislações e normativas educacionais, nas sistematizações sobre as experiências de utilização do material por escolas e Secretarias de Educação e num levantamento bibliográfico de teses, dissertações e artigos que tratavam da metodologia dos Indicadores da Qualidade na Educação.
Para a discussão do material foi criado um Grupo de Trabalho (GT) composto por instituições atuantes no campo educacional: MEC, UNDIME, Universidade Federal de PE (CEEL), CENPEC, CEDAC, Instituto Avisa Lá, Fundação Victor Civita, Universidade de São Paulo (FFCRLP), EMEF Fernando de Azevedo e Ação Educativa.
Após a discussão no Grupo de Trabalho (GT), as sugestões e propostas foram incorporadas no material que foi pré testado em escolas situadas em quatro regiões do paÃs: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.  O material também foi submetido a leituras crÃticas dos integrantes do Grupo de Trabalho.
O processo de revisão procurou envolver diferentes profissionais e militantes da área da educação para que o material refletisse anseios e agendas consensuadas como fundamentais na garantia do direito à educação de qualidade.
Em maio de 2013 a 4ª edição dos Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental foi lançada no Fórum Nacional da Undime como parte da coleção De Olho nos Planos (www.deolhonosplanos.org.br). Na ocasião, também foi realizado o pré-lançamento dos Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola (veja aqui).
Acesse aqui o material!