Prefeitura começa a avaliar alunos da rede municipal de ensino
Sistema de avaliação pretende monitorar ensino em alguns anos para planejamento e melhorias na educação
Começa nesta terça-feira (4) a avaliação municipal do ensino público de Curitiba. Alunos da rede pública do município matriculados no 4°, 6° e 8° anos farão provas do Sistema Municipal de Avaliação de Rendimento Escolar de Curitiba (Simare), que será utilizado pela prefeitura para obter resultados locais sobre a situação da educação municipal e realizar planejamentos de melhoria.
Nesta terça-feira, os alunos vão responder a provas de Ciências; na quarta-feira (5) será a vez da prova de História e na quinta-feira (6) a avaliação de Geografia. Nesta primeira edição do exame, só serão feitas essas três avaliações. O Simare, segundo a prefeitura, será aplicado a cada dois anos e a previsão é de que em 2016 os alunos sejam avaliados também com provas de Língua Portuguesa e Matemática.
Segundo a prefeitura, os alunos também responderão a questionários contextuais, que também serão aplicados a professores, pedagogos, diretores, equipes pedagógicas e administrativas, além de representantes dos conselhos de escola.
Este sistema criado pela prefeitura pretende avaliar alunos que estão em anos que não são cobertos por avaliações nacionais, como a Prova Brasil (para alunos do 5° e 9° anos), Provinha Brasil (2° ano) e Avaliação Nacional de Alfabetização (3° ano). As avaliações do Simare vão reunir ainda ainda indicadores sociais e educacionais, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dados do cadastro do Bolsa Família.
Matéria publicada no site Gazeta do Povo, no dia 04 de novembro de 2014.