Segunda consulta pública do MEC recebe mais de 36 mil sugestões para o exame

Foram mais de 36 mil opiniões que vão ajudar a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na segunda consulta pública aberta pelo Ministério da Educação, a participação popular balizará as medidas que serão tomadas para a criação do novo modelo de aplicação.

A consulta, que teve um total de 36.582 sugestões, foi aberta em 2 de março e encerrada nesta terça-feira, 17. Para contribuir, os interessados responderam um formulário com três perguntas, sobre ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem, para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova, além de opinar livremente sobre o exame.

“A participação da sociedade na consulta demonstra a importância desse programa como principal porta de acesso democrático no ensino superior brasileiro”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Luiz Claudio Costa. “Com certeza, essas sugestões vão servir para um aprimoramento ainda maior do Enem.”

Ao longo dos anos, o Enem se consolidou como uma porta de oportunidades para o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras.

A consulta pública é uma das ações decorrentes do compromisso assumido pelo ministro Cid Gomes de aproximar a sociedade das ações do MEC. A primeira consulta, sobre o programa Diretor Principal, ocorreu em fevereiro e recebeu mais de 45 mil sugestões para valorizar os diretores das escolas de educação básica.

Matéria publicada no site do Ministério da Educação, no dia 18 de março de 2015.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário