Professores participam de formação do Programa Ensino Médio Inovador
Experiências de centenas de escolas são apresentadas e discutidas, esta semana, em Belém, em formação do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro – Proemi/ JF, parceria entre o Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Pacto pela Educação do Pará. Com mais de 850 escolas atendidas e mais de 2,5 mil gestores e professores, o Instituto Unibanco promove formação em Belém e Marabá, no sudeste do Estado, ao longo de toda a semana. Uma das principais vertentes da formação está no acompanhamento e na avaliação das ações.
Na abertura do evento, o secretário de Educação, José Seixas Lourenço, destacou a importância da avaliação como estratégia de “melhoria do desempenho dos estudantes, do sistema de ensino em geral”. Ao apresentar o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), ele destacou a necessidade de todas as escolas participarem do exame, em novembro próximo.
Deusiane Paiva, do Instituto Unibanco, disse que “experiências inspiradoras têm sido introduzidas no cotidiano escolar em todo o Pará”. Para ela, “há uma riqueza nas falas e nos relatos, e um primor em realizar”. Os projetos são “interessantes e ainda precisam ganhar visibilidade e se revelar em resultados, nos índices formais”, considerou.
Os relatos de professores articuladores confirmam o caráter inovador das práticas no ensino médio estadual. “Derrubar barreiras e quebrar o esquema da hora-aula”, frisou o professor Rosemiro Lopes, da Escola Estadual de Ensino Médio Paes de Carvalho, em Belém. No caso do Proemi/ JF coordenado por Rosemiro, o eixo da experiência é a educação patrimonial em parcerias estabelecidas com instituições e espaços culturais do entorno da escola, localizada na Cidade Velha, de uma Belém prestes a completar 400 anos.
Fazer com que os jovens transitem em espaços de museus e territórios culturais “com a mesma naturalidade com que circulam e se apropriam dos espaços de um shopping center”, como explica o professor, é uma proposta audaciosa que envolve disciplinas tão distintas como a geografia e física e matemática.
As experiências diferem de escola para escola, que com ideias e ações inspiradoras surpreendem a coordenadora da formação, Deusiane Paiva, supervisora dos gestores de aprendizagem do Instituto Unibanco, que está em Belém. Atuando no programa desde 2012, ela reconhece a capacidade dos professores no Pará, que têm “preocupação com a formação continuada, estudam e se revelam competentes em promover o envolvimento dos jovens nas ações”.
Ação do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro na Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, o Vestibular Cidadão prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com aulas aos sábados e debates de caráter interdisciplinar, os estudantes também recebem apoio na reunião de documentos e na inscrição ao exame.
Segundo a professora Carla Pachiano, o projeto inovador da escola, denominado “Leitura, Escrita, Cálculo e Combate à Violência”, conta ainda com ações voltadas também ao atendimento da comunidade. “A Clínica Integrada de Saberes e Conhecimentos tem profissionais como assistente social e fonoaudióloga para atendimento de estudantes com necessidades especiais,” conta.
O entorno das escolas é explorado para estabelecimento de parcerias. No caso do Augusto Meira, o projeto “Química das sensações” trabalha com a indústria cosmética Juruá, tradicional perfumaria e produtora de itens de beleza e o Mercado do bairro, ambos em São Braz em Belém. O Proemi/ JF alcança, além do Pará, os Estados do Piaui, Goiás, Ceará e Mato Grosso do Sul.
A formação de gestores e professores articuladores das escolas estaduais prossegue até sexta-feira, 24, nos hotéis Hilton e Sagres, em Belém, e também, no Hotel Golden Ville, em Marabá.
Matéria publicada no site da Agência Pará de Notícias, no dia 21 de outubro de 2014